História do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Em 17/07/1961 foi, solenemente, criada a Escola de Metalurgia da Universidade Nacional do Trabalho no Cine 9 de Abril, em Volta Redonda, com a aula magna inaugural proferida pelo Presidente da República Jânio da Silva Quadros.
Em 1968 com a criação da Universidade Federal Fluminense – UFF, (aprovado pelo CEF, através do Parecer n.º 90/69, em 08/02/68), a Escola de Metalurgia de Volta Redonda foi incorporada a UFF e criados os Departamentos de Metalurgia Extrativa, de Transformação, e de Metalurgia Física, que posteriormente deram origem aos Departamentos de Metalurgia Industrial (TMI) e de Ciência dos Materiais (TMC).
Até 1997 o Curso de Graduação em Engenharia Metalúrgica da EEIMVR abrangia apenas o ciclo profissional, ou seja, os 3 últimos anos da formação do engenheiro metalúrgico; os alunos faziam o ciclo básico em Niterói ou vinham transferidos de outros cursos de engenharia. Em 1997 foi criado o Ciclo Básico, permitindo aos alunos cursarem todo o curso em Volta Redonda.
Em 2001 foram criados os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, sendo criado os Departamentos de Engenharia de Produção (VEP), Engenharia Mecânica (VEM), Ciências Exatas (VCE), e o Departamento de Engenharia Metalúrgica e Materiais (VMT), este, oriundo dos Departamentos TMI e TMC pré-existentes.
Em 2004 foi criado o curso de Engenharia de Agronegócios e consequentemente seu Departamento (VEA) e em 2018 o Curso de Engenharia de Materiais sob a responsabilidade do Departamento de Engenharia Metalúrgica e Materiais (VMT).